Hoje vamos falar sobre porosidade, como identificar, como tratar e como evitar. Se tu és daquelas que não sabe o que é isso, mas acha que seu cabelo tem um aspecto seco, ressecado e que nunca tem jeito, tu precisas ler este post até o fim! Vem comigo!
O que é porosidade?
Porosidade é quando o cabelo tem as cutículas abertas e não consegue reter nada que é colocado, como por exemplo, máscaras, tinturas, hidratações, entre outros.
Como identificar?

Se também perceber que pintas o cabelo e ele perde a cor com facilidade, isso também é um sinal de porosidade, vamos tratar.
Existem 3 tipos de porosidade, vamos agora conhecer cada um para que tu consigas facilmente identificar em que estágio está o teu cabelo.
Porosidade baixa: É quando os fios apresentam as cutículas muito bem fechadas impedindo a absorção de água, tratamentos ou químicas.
Porosidade média/normal: É a considerada normal, pois é quando as cutículas estão entre o meio termo, nem muito fechadas e nem muito abertas. Assim o cabelo recebe bem os tratamentos, hidratações, químicas e absorve bem a água.
Porosidade alta: É quando o cabelo fica muito ressecado, danificado, com frizz e quebradiço. As cutículas ficam muito abertas conseguindo absorver a água muito rápido, porém na mesma velocidade que consegue reter a água, ele consegue perder.
Como tratar?
Antes de tratar temos que identificar as causas, então vamos lá. Algumas das causas de porosidade poderão ser:- Uso de químicas incompatíveis.
- Excesso de químicas.
- Exposição excessiva ao sol sem protecção.
- Água do mar e água da piscina com cloro.
- E água muito quente no banho.
E agora que tu já detectaste a principal causa da porosidade dos seus fios vamos evitar os principais factor da causa. Evitando tudo o que ajuda na alta porosidade dos fios, podemos tratar e obter resultados, visto que a alta porosidade nos impede de ter resultados se estamos sempre a estragar os tratamentos que fazemos com cuidados errados.
Tratamentos
Cabelo com porosidade Alta:
- O cabelo com porosidade alta como falamos acima é um cabelo danificado, com frizz e quebradiço e precisa de um tratamento chamado de reconstrução capilar para fortalecer os fios e repor a queratina que compõe a massa capilar.Falamos também que é necessário fechar as cutículas já que a alta porosidade faz com que os fios fiquem com as cutículas abertas e perca rapidamente a água contida nos fios (hidratação). Por isso, após os tratamentos é necessário usar um selante para deixar as cutículas bem fechadas e conseguir que a hidratação permaneça por muito mais tempo dentro do fio.Existe um selante caseiro maravilhoso ajudar a fechar as cutículas e deixar o cabelo maravilhoso é a simples mistura de vinagre de maçã e condicionador.
- Mas atenção, o vinagre precisa ter o PH entre 3 e 4. Visto que o PH do cabelo é de 5,5 é preciso ter um PH ácido mais baixo para conseguir a selagem das cutículas.
Cabelo com porosidade Baixa e Média:
- Um cabelo que está com a porosidade baixa e média o ideal é fazer um cronograma de cuidados. O cronograma de cuidados é uma agenda de cuidados e tratamentos na verdade.
- No cronograma capilar é feito hidratações e umectações capilares semanalmente e reconstrução uma vez no mês.
- O cabelo com média porosidade é considerado um cabelo saudável, mas é preciso fazer esses tratamentos para manter o cabelo ainda mais bonito e saudável.
- E no cabelo com baixa porosidade o intuito será o mesmo, porém é preciso focar ainda mais nas hidratações.
- E para ajudar a abrir as cutículas o ideal é usar um shampoo transparente pois ele faz uma limpeza melhor abrindo as cutículas ainda mais, mas nada exagerado, e também iniciar a lavagem do cabelo com a água na temperatura morna, mas não quente. Isso também vai ajudar bastante.
O Shampoo transparente não é para ser usado como uso diário. Prefira shampoos com a aparência mais leitosa, eles limpam mais suavemente e não agridem tanto os fios.
Espero que tenham gostado e aprendido tanto quanto eu tenho aprendido esses dias preparando novos conteúdos para vocês minhas Divas! Um beijo e fiquem com Deus! Até o próximo post.
0 comentários:
Postar um comentário